Congresso Internacional “A Europa e os Impérios Coloniais dos séculos XVI, XVII e XVIII na Literatura e no Cinema”
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais –
Universidade do Algarve
Campus
de Gambelas – 20 e 21 de outubro de 2016
CALL
FOR PAPERS
A
Literatura e o Cinema têm funcionado como verdadeiras máquinas do tempo. O
ressurgimento do romance histórico ou de temática histórica e a continuada
popularidade do filme histórico constituem um testemunho não só do interesse
dos leitores e do público cinéfilo por estes géneros, como também da enorme
inspiração que autores e cineastas encontram no passado histórico.
O
diálogo entre a Literatura e o Cinema tem sido frutífero nos últimos anos na
área dos Estudos Inter-Artes. A mútua influência em relação a temáticas e
estratégias narrativas tem levado a um crescente interesse da Academia pelos
estudos de Literatura e Cinema.
Deste
modo, a Comissão Organizadora deste Congresso, composta por membros da
FCHS–UAlg, CLEPUL–FLUL e CIAC–UAlg, propõe aos especialistas e interessados um
debate de natureza científica, a realizar-se na Faculdade de Ciências Humanas e
Sociais da Universidade do Algarve, Campus
de Gambelas, nos dias 20 e 21 de outubro de 2016.
Serão
considerados trabalhos que tratem as seguintes linhas temáticas:
1. Literatura e Cinema
1.1. Teoria
e diálogo interdisciplinar.
2. Romance Histórico
2.1. O
“Novo Romance Histórico” do século XX: problemáticas, temáticas e estratégias
narrativas;
2.2. A representação da personagem
histórica e do facto histórico no “Novo Romance Histórico”;
2.3. Os
séculos XVI, XVII e XVIII no “Novo Romance Histórico”.
3. O Filme Histórico
3.1. O
filme histórico e biográfico: a representação de períodos, episódios ou
personagens históricas no cinema;
3.2. Autores
e Cineastas: adaptações do romance histórico ao cinema;
3.3. O
cinema como discurso sobre o passado e o cineasta como historiador;
3.4. Representações dos impérios
coloniais no cinema;
3.5. O
Cinema como instrumento pedagógico no ensino da História.
Línguas
de trabalho: Português, Inglês, Espanhol e Francês.
Os interessados em participar neste
Colóquio deverão enviar as suas propostas de comunicação (Título + Resumo + CV)
até à data limite de 30 de junho de 2016
e de acordo com as instruções da Organização. As propostas serão anonimamente
objeto de escrutínio pela Comissão Científica do Colóquio, sendo posteriormente
comunicada a decisão final de aceitação ou de não aceitação aos respetivos
proponentes.
1) Título + Nome do proponente +
Instituição a que pertence;
2) Resumo entre 300 e 350 palavras;
3) Curriculum Vitae abreviado (até 15 linhas).
Duração
prevista para a apresentação das comunicações: 15 minutos
Inscrição
Participantes
com comunicação: 60 euros.
Participantes
sem comunicação: 40 euros.
Membros
dos Centros de Investigação organizadores do Colóquio: 25 euros.
Alunos
da Universidade do Algarve: isentos de pagamento.
O
pagamento será feito por transferência
bancária:
Cidadãos
nacionais: Caixa Geral de Depósitos IBAN
PT50 0035 0199 0000 4066 1309 0
Cidadãos
estrangeiros: Caixa Geral de Depósitos BIC
SWIFT CGDIPTPL IBAN PT50 0035
0199 0000 4066 1309 0
Após
o pagamento por transferência bancária, guardar comprovativo da transferência e
enviá-lo por e-mail para congressoliteraturacinema@gmail.com.
Notas:
1) as taxas bancárias são por conta dos participantes; 2) para requisição de
fatura enviar, obrigatoriamente, os seguintes dados: nome completo; cópia do
cartão de cidadão / cartão de contribuinte ou passaporte; morada completa).
A
Organização prevê a publicação das respetivas Atas do Colóquio com as
comunicações que vierem a ser aprovadas pela Comissão Científica.
Normas
de publicação
1)
No princípio do texto original, a negrito e centrado, a 12, Times New Roman,
espaço e meio, constarão: o título do artigo, o nome do autor e a designação,
por extenso, da instituição científica ou académica a que o autor se encontra
ligado.
2)
A extensão do texto original não poderá ultrapassar as 12 páginas A4, a espaço
e meio, incluindo cinco palavras-chave, um resumo inicial de, no máximo, 10
linhas, e a bibliografia.
3)
A digitação do texto original deverá ser feita em Word, em Times New
Roman, em letra tipo 12, tendo cada página 34 linhas, em espaço 1,5, com
parágrafos com o espaço avançado a 1 cm. Deverão evitar-se parágrafos com
apenas uma frase.
4)
A identificação da fonte de livros, de publicações periódicas e de artigos
assinados, datados, da Net, será referenciada imediatamente após a
citação, entre parênteses, indicando o apelido, o ano de publicação: página ou
páginas, por exemplo: (Gago, 1990: 55).
5)
As citações, no texto, serão feitas entre aspas, e não em itálico, o qual só
será usado para ressaltar palavras ou locuções. As citações diretas (com
transcrição) que não excedam as três linhas aparecerão entre aspas (« »)
inseridas no corpo do texto. As restantes deverão aparecer destacadas do corpo
do texto e em fonte menor (Times New Roman 11 pt).
6)
As notas de pé de página serão apresentadas, devidamente numeradas, seguindo o
modelo tradicional, em fundo de página.
7)
As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em fim de artigo. Terão
de ser ordenadas alfabeticamente pelos apelidos dos autores e cronologicamente.
Seguirão o seguinte modelo: Livro:
APELIDO, Nome próprio (ano). Título. Local da Edição: Editora, (eventual
referência da 1.ª edição). Artigo:
APELIDO, Nome próprio (ano). «Título». In: APELIDO, Nome próprio (org.). Título.
Local da Edição: Editora, (eventual referência da 1.ª edição), pp.
Comissão Coordenadora
Jorge
Carrega
Sara
Vitorino Fernandez
Comissão Organizadora
Ana
Alexandra Seabra de Carvalho
João
Carlos Carvalho
Mirian
Estela Nogueira Tavares
Maria
Botana Vilar
Filipa Cerol
Filipa Cerol
Sandra
de Jesus Boto
Isa
Mestre
Liliana
Dias
Luís
Pinheiro
Susana
Costa
Isabel
Afonso
Comissão Científica
Annabela
Rita (Universidade de Lisboa / CLEPUL)
Denize
Correa Araújo (Universidade Federal Tuiuti do Paraná)
Dionísio
Vila Maior (Universidade Aberta / CLEPUL)
Francesco
Di Chiara (Universita´ Degli Studi e-campus /Itália)
Francisco Miguel Espino Jiménez (Universidade
de Córdova)
Lúcia
Nagib (Universidade de Reading/UK)
Paulo
Cunha (Universidade da Beira Interior)
Pedro
Poyato Sanchez (Universidade de Córdova)
Stelio
Furlan (Universidade Federal de Santa Catarina)
Susan Doran (Jesus College, University of Oxford)
Susan Doran (Jesus College, University of Oxford)
Tim
Bergfelder (Universidade de Southampton)
Vicente
Sánchez- Biosca (Universidade de Valência)
Adriana
Nogueira (Universidade do Algarve)
Alexandra
Mariano (Universidade do Algarve)
Ana
Alexandra Seabra de Carvalho (Universidade do Algarve)
Ana
Clara Santos (Universidade do Algarve)
Ana
Isabel Soares (Universidade do Algarve)
António
Paulo Oliveira (Universidade do Algarve)
Bruno
Mendes da Silva (Universidade do Algarve)
Carina
Infante do Carmo (Universidade do Algarve)
João
Carlos Carvalho (Universidade do Algarve)
João
Minhoto Marques (Universidade do Algarve)
João
Pedro Bernardes (Universidade do Algarve)
Jorge
Manuel Neves Carrega (CIAC-Ualg)
José
Joaquim Dias Marques (Universidade do Algarve)
José
Paulo Pereira (Universidade do Algarve)
Luís
Filipe Oliveira (Universidade do Algarve)
Mirian
Estela Nogueira Tavares (Universidade do Algarve)
Pedro
Alfonso Ferré da Ponte (Universidade do Algarve)
Vítor
Reia-Baptista (Universidade do Algarve)
Petar
Dimitrov Petrov (CLEPUL-FLUL)
Sandra
de Jesus Boto (CIAC-Ualg/CLP-UC)
Sara
Vitorino Fernandez (CLEPUL-FLUL)
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ou dúvidas:
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